quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Homenagem aos amigos e familiares

Desde ontem estou assistindo uma série que relata sobre a dificuldade que os pacientes com câncer enfrentam em todo o Brasil. Pessoas que tem que ir de uma cidade a outra para começar um tratamento que no sistema único de saúde (SUS) pode levar meses. Muitos dos pacientes por não encontrar em sua cidade ou na sua região é obrigado a se deslocar mesmo sem recursos e iniciar o tratamento em outra cidade, acordando cedo e muitas vezes no final da madrugada e tendo que percorrer vários quilômetros por até 7 horas dependendo da localização.
Infelizmente essa é a realidade do nosso país e do sistema de saúde como um todo, o câncer é uma doença silenciosa e que assim que descoberto deve ser tratado com rapidez e eficácia somente nós que passamos por esse doloroso tratamento sabe o quanto é importante iniciar o tratamento. Falta estrutura hospitalar multidisciplinar, profissionais competentes e comprometidos a ajudar (Vamos exigir mais dos nossos políticos).
Ao mesmo tempo em que essas pessoas têm dificuldade também existe outras pessoas e projetos que movidas por amor ao próximo ajudam essas pessoas que tem que se deslocar vários quilômetros e muitas vezes não tem dinheiro para se alimentar ou descansar, eles encontram refúgio nesses locais de ajuda mutua. Quando iniciei meu tratamento houve que me estendeu a mão em ajuda.
Lembrei-me do início do tratamento e dos amigos do antigo trabalho que me ajudaram financeiramente e com palavras de apoio e apesar da distância ainda recebo notícia de todos.
Agradeço de coração a todos os meus amigos e familiares que estenderam a mão naquele momento tão difícil.

Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. 




Nenhum comentário: